Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Tendências logísticas 2022: Resiliência, rastreabilidade e rapidez

Tendências logísticas 2022: Resiliência, rastreabilidade e rapidez

Como serão as tendências logísticas de 2022? A pandemia causou tumultos na cadeia de abastecimento e as empresas estão agora se voltando para a automação para melhorar seus processos logísticos.

É importante proporcionar ambientes de trabalho seguros e ser capaz de se adaptar a quaisquer interrupções que possam ocorrer com a importação de matérias-primas e embarque de mercadorias em nível nacional. Tudo isso é apoiado pelo rápido crescimento do comércio eletrônico. Com tempos de entrega em nível local tão rápidos quanto alguns minutos, as seguintes tendências em logística orientarão a logística em 2022.

Tendências logísticas 2022: Resiliência, rastreabilidade e rapidez

Tendências logísticas 2022: Resiliência, rastreabilidade e rapidez

Aumentando a resiliência da cadeia de fornecimento

A interrupção da cadeia de abastecimento refere-se a qualquer alteração em uma fase da cadeia de abastecimento que seja causada por agentes externos, tais como condições climáticas, mudanças legislativas ou ciberataques. Uma cadeia de fornecimento resiliente é aquela que está pronta para lidar com e minimizar quaisquer rupturas que ela enfrenta a fim de recuperar os níveis de serviço, produção ou distribuição após qualquer incidente.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Capgemini, 62% das empresas pensam que o aumento da resiliência da cadeia de abastecimento é uma prioridade após a pandemia de Covid-19. Este é um grande desafio para a indústria de logística em 2022.

Em uma entrevista com nossa empresa, Yossi Shafi, diretor do Centro de Transporte e Logística do MIT, disse: “Uma das minhas coisas favoritas foi que a Covid-19 elevou a importância das cadeias de abastecimento. Todos agora compreendem a importância das cadeias de abastecimento.

Hiperautomação

Hiperautomação é a evolução natural da automação do processo robótico (RPA). Ela promove a automação de todos os processos comerciais que podem ser automatizados e funcionar de forma independente. Espera-se que as empresas aumentem seu nível de automação logística em 2022. Substituir processos manuais repetitivos por um sistema automatizado de transporte e armazenamento (AS/RS) capaz de tomar decisões que impulsionem a cadeia de abastecimento.

Estas tecnologias são usadas para melhorar a capacidade de previsão e análise da hiperautomação.

  • A Inteligência Artificial , incentiva a tomada de decisões inteligentes e automatiza operações que não estão sujeitas à intervenção humana.
  • Aprendizagem da máquina: é usada para processar uma grande quantidade de informações e encontrar padrões. O algoritmo refina continuamente seu processo para obter resultados mais precisos.
  • Grandes Dados: processa grandes quantidades de informação que são difíceis de analisar usando métodos tradicionais. Isto se aplica tanto a informações estruturadas como não estruturadas.

A implementação da computação quântica pode aumentar a velocidade com que estas tecnologias respondem. Isto envolve a aplicação da mecânica quântica ao setor de TI para aumentar o poder computacional.

Comércio rápido: entregas em 10 minutos?

A última tendência em logística para 2022 é ir de entregas no mesmo dia, para entregas ultra-rápidas em menos de uma hora. O comércio rápido (qcommerce) revolucionou a logística e, em particular, dois aspectos do varejo on-line: entrega rápida e conveniente de pedidos.

A entrega rápida de pequenos pedidos em locais dentro de um raio de um armazém urbano é o que torna as remessas ultra-rápidas tão populares. Este modo de envio é muito popular na mercearia on-line. Os usuários valorizam a rapidez e o serviço em relação ao envio gratuito ou descontos.

Logística: NFTs e Blockchain

A tecnologia de cadeias de bloqueio foi uma tendência popular ao longo de 2021. Ela é utilizada para aumentar a velocidade e a segurança na troca de informações. Isto provavelmente continuará em 2022 com o objetivo de melhorar a comunicação entre as partes interessadas da cadeia de fornecimento.

O surgimento de NFTs (tokens não fungíveis) também tem sido facilitado pela tecnologia de cadeias de bloqueio. Estes documentos digitais são similares aos contratos e podem ser registrados usando a tecnologia blockchain. Isto poderia melhorar a segurança, agilidade e transparência na logística. Ele pode ser usado para consultar e transferir todas as informações relacionadas a um produto. Esta tecnologia ainda é experimental e os NFTs podem oferecer rastreabilidade em logística, bem como rastreamento permanente e em tempo real para um determinado item, uma vez que possuem todos os metadados.

Logística sustentável

Logística Sustentável também conhecida como Logística Verde é a implementação de processos logísticos ambientalmente corretos. Qual é o objetivo? O objetivo?

As empresas estão tomando medidas para reduzir o desperdício e usar menos energia, promovendo centros de microfiltragem e adicionando mais pontos de coleta.

As empresas que procuram reduzir o consumo de energia e aumentar o rendimento de sua cadeia de abastecimento podem instalar sistemas automatizados de recuperação de armazenamento (AS/RS).

O salto final para a indústria 4.0: Logística em 2022

As indústrias de transporte e logística evoluíram ao longo do tempo e 2022 não será uma exceção. As novas tendências deste ano em logística incentivarão uma logística mais resiliente via digitalização e automação. Espera-se que o setor não venha a passar por outra crise na cadeia de abastecimento.

Estamos entrando em um novo ano, com novas demandas e desafios. A logística continuará a desempenhar um papel importante em nossa vida diária. Você está procurando melhorar sua eficiência operacional e manter-se atualizado com as últimas tendências em logística? A Interlake Mecalux é um fornecedor confiável de logística integrada que possui um amplo conhecimento. Entre em contato para falar com um especialista sobre como aproveitar ao máximo o seu processo logístico.