Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

O que é um planejamento financeiro?

Planejamentos financeiros são um documento escrito que delineia a situação financeira atual de uma pessoa e metas de longo prazo em termos monetários e estratégias para alcançar as metas. O planejamento financeiro começa por analisar a situação financeira do indivíduo e suas metas futuras. O plano pode ser desenvolvido por conta própria ou com a assistência de um planejador financeiro credenciado.

O que é um planejamento financeiro?

O que é um planejamento financeiro?

Entendendo o Planejamento Financeiro

Se você está fazendo isso sozinho ou com um consultor financeiro: O primeiro passo para fazer um planejamento financeiro é reunir muitos pedaços de papel, ou provavelmente, nos dias de hoje, cortar e colar números de várias contas na internet em uma planilha ou documento.

Você pode completar os próximos passos como um indivíduo ou como um casal.

Análise do fluxo de caixa

É difícil desenvolver um orçamento eficaz sem saber para onde seu dinheiro está indo e o tempo que ele vai estar lá. O fluxo de dinheiro que entra e sai de sua conta o ajudará a decidir quanto dinheiro você precisará a cada mês para suas necessidades diárias, bem como quanto sobra para economizar e investir ou mesmo as áreas onde você poderia reduzir em uma pequena quantia ou uma quantia significativa.

Um método para fazer isso é examinar os extratos de sua conta e os extratos de seu cartão de crédito. Juntos, eles fornecerão um registro preciso de seus gastos.

Se seus custos flutuarem significativamente durante a temporada, então é melhor dar uma olhada em todo o ano somando as despesas dentro de cada categoria e dividindo por 12 para obter uma estimativa mensal média de suas despesas. Assim, você não subestima ou superestima o quanto está gastando em serviços públicos e nunca negligenciará presentes de Natal ou férias.

Não se esqueça dos saques em dinheiro que podem ser usados para comprar diversos tipos de produtos, incluindo shampoo e refrigerantes.

Registre o valor que você gastou em um único ano para cobrir despesas essenciais de moradia, como hipoteca ou aluguel e contas de serviços públicos, juros de cartão de crédito, assim como mobiliário doméstico. Crie categorias para roupas, seguro médico de transporte de alimentos, despesas médicas não cobertas, depois anote seus gastos reais em alimentação fora, entretenimento e viagens à praia.

Quando você revisar seus demonstrativos financeiros, as categorias nas quais você gasta dinheiro serão óbvias. Você pode ter um hobby caro ou até mesmo um animal de estimação que é luxuosamente estragado. Registre o custo.

Se você adicionar a soma destes números ao longo do ano e dividi-los por 12, então você saberá exatamente quanto foi sua renda.

Esteja ciente de seus objetivos

A base dos planejamentos financeiros são os objetivos claramente definidos pela pessoa. Isto poderia incluir o financiamento de uma educação numa universidade para crianças, a compra de uma casa maior, a fundação de uma nova empresa, a aposentadoria no tempo ou a saída de uma herança.

Não há ninguém que possa aconselhá-lo sobre o que fazer para atingir estes objetivos. Mas um planejador financeiro poderia ajudá-lo a selecionar um planejamento de poupança abrangente e investimentos que lhe permitissem selecionar cada um deles de cada vez.

Os elementos mais importantes de uma estratégia financeira incluem uma estratégia de investimento para aposentadoria e uma estratégia de gestão de risco e uma estratégia de investimento de longo prazo e uma estratégia de redução de impostos junto com uma estratégia patrimonial.

Considerações especiais de um planejamento financeiro

Os planejamentos financeiros não têm um modelo exato. Um planejador financeiro certificado pode ajudá-lo a projetar um que seja adequado a você e às suas necessidades. Depois de concluído, ele pode exigir que você faça ajustes a curto prazo que garantirão uma transição suave ao longo das várias fases financeiras da vida.

Os seguintes componentes devem ser considerados e atualizados quando necessário:

  • Estratégias para aposentadoria: Quaisquer que sejam suas prioridades, sua estratégia deve conter uma estratégia para acumular a renda de aposentadoria que você precisará.
  • Programa abrangente de gerenciamento de risco: O planejamento inclui um estudo do seguro de vida e de invalidez e do seguro de responsabilidade pessoal. Também inclui cobertura de bens e de acidentes, juntamente com proteção catastrófica.
  • Um planejamento de investimento de longo prazo: Um planejamento personalizado baseado em metas de investimento específicas e um nível único de perfil de risco.
  • Estratégias para redução de impostos: Um método de redução de impostos sobre a renda auferida por pessoas físicas na forma permitida pela lei de tributação.
  • Planos de patrimônio para garantir a proteção e o benefício de seus herdeiros.

Qual é o Objetivo de um Planejamento Financeiro?

Os planejamentos financeiros são criados para ajudá-lo a aproveitar ao máximo seu dinheiro e alcançar os objetivos de longo prazo de seu planejamento financeiro, como enviar seus filhos para a faculdade, comprar uma casa maior ou deixar um legado ou desfrutar de uma aposentadoria relaxante.

Como eu escrevo um planejamento financeiro?

Você pode elaborar um planejamento financeiro por conta própria ou procurar a assistência de um consultor financeiro. É a primeira coisa a descobrir seu patrimônio líquido, e depois identificar os hábitos que você usa para gastar dinheiro. Uma vez que você tenha uma imagem clara de seus hábitos de gastos, então você deve pensar em seus objetivos de longo prazo e elaborar estratégias para alcançá-los.

Quais são os componentes-chave de um planejamento financeiro?

Os planejamentos financeiros não têm nenhum formato específico, porém aqueles que são bem sucedidos tendem a se concentrar mais ou menos nas mesmas questões. Após ter calculado seu orçamento e seu patrimônio líquido e depois explorar suas metas financeiras e descobrir como alcançá-las. Na maioria das vezes, isto envolverá o uso de um orçamento e descobrir uma maneira de economizar dinheiro a cada mês. Para garantir que você possa viver confortavelmente durante os anos restantes de vida, é recomendável criar seu plano de aposentadoria ou estratégia de gestão de risco, bem como um plano de investimento de longo prazo e reduzir a carga tributária a um mínimo absoluto.