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O que é posicionamento estratégico no Marketing Digital?

O que é posicionamento estratégico no Marketing Digital?

O posicionamento estratégico é um dos elementos mais importantes para o sucesso de seu marketing digital, bem como de uma empresa on-line. Este guia examina a importância do posicionamento estratégico antes de proceder à discussão de várias estratégias que os marketeiros digitais podem empregar para transmitir o posicionamento estratégico de uma marca em diferentes estágios da jornada do comprador.

O que é posicionamento estratégico no Marketing Digital?

O que é posicionamento estratégico no Marketing Digital?

O que é posicionamento estratégico?

O posicionamento estratégico é um componente integral do processo que é essencial para a comercialização digital da marca ou produto.
O processo de criação de sua estratégia começa com a definição da proposta de valor de sua marca, que é uma declaração que se concentra no cliente e explica a razão de sua existência.

O CEO de nossa empresa, Daniel Rowles, escreve em seu novo livro, Building Digital Culture Respondendo às perguntas abaixo, o ajudará a definir este elemento essencial de sua posição no mercado:

  • Por que você acha que sua organização é conhecida?
  • Qual é o objetivo principal de sua organização, além de seus objetivos comerciais?
  • O que você acha que sua empresa pode fazer para agregar mais valor?

As respostas a estas perguntas em uma simples declaração de missão.

Para determinar a posição de sua marca no mercado, você deve usar uma estratégia orientada por insights para fazer a conexão na proposta de valor da marca que temos discutido e o conteúdo com que as pessoas gostariam de interagir – – as coisas que as seduzem.

Por exemplo, se sua declaração de objetivo diz “Entregamos as flores mais bonitas da terra às casas das pessoas” Se sua pesquisa de mercado sugere que existe um desejo específico entre seu público alvo de um serviço que entrega buquês de flores por floristas independentes. Então seu posicionamento poderia ser “Flores das melhores floristas independentes do Reino Unido, entregues à sua porta”. Isto pode ser um pouco simplista, mas é uma boa ilustração do raciocínio usado para definir uma posição eficaz.

Declaração de missão + intuições estratégicas orientadas por dados = posicionamento estratégico

” Entregamos flores…” + a demanda por uma florista indie é “Entregamos flores de floristas indie”.

” Somos o site de notícias esportivas mais confiável do Reino Unido” e nossas estatísticas revelam que nossos visitantes estão mais interessados em nossas notícias e conteúdo sobre tênis ” Somos o site de notícias de tênis mais confiável do Reino Unido”.

Você deve ter notado o terceiro exemplo em nossa coleção que diz respeito O site de notícias esportivas difere de outros exemplos por ser uma descrição da mudança no posicionamento de uma marca existente. Acrescentamos este exemplo para ilustrar que o processo de posicionamento estratégico é um processo contínuo e contínuo que está em constante evolução.

A constante atualização da direção estratégica de uma marca é um desafio, assim como a manutenção da identidade de sua marca, mas em última instância, é crucial para a longevidade de qualquer empresa. A melhor maneira de abordar isto é concentrar-se na visão estratégica baseada em dados parte da equação e fazer ajustes na proposta de valor justamente quando sua marca é confrontada por uma mudança política, comercial, tecnológica, cultural ou outra.

Como você pode utilizar dados digitais para impulsionar sua posição no mercado

Não importa se sua empresa é uma empresa bluechip ou uma empresa emergente Se você estiver online e tiver uma conta na mídia social, você poderá ter acesso a enormes quantidades de informações que poderiam fornecer informações sobre a reputação de sua marca, assim como suas atividades online e seu público. É possível visualizar as estatísticas sobre o engajamento em suas contas de mídia social freqüentemente usando as interfaces analíticas que são integradas à sua conta. Você pode utilizar o Google Analytics para aprender tudo sobre os usuários que estão navegando em seu site e como cada página de seu site funciona de acordo com uma gama de indicadores de desempenho. Você pode conhecer as tendências fora de seu site com a ajuda de ferramentas de volume de busca, bem como pesquisar os usuários em seu site.

Crie uma lista de todas as coisas que você gostaria de aprender para ajudá-lo a decidir o que fazer com a marca (por exemplo: seu mercado-alvo favorece os tipos de produtos X em relação ao tipo de Y? As opiniões públicas estão mudando ou resfriando em direção ao produto Z? Seu público-alvo preferiria sua produção digital entregue através de mídia tipo A (ou tipo B?)

Podemos garantir que na maioria dos casos, onde há informações que podem ser úteis para você, há os meios para localizá-las. O mundo digital é seu e não há motivos para não tomar suas decisões com base em informações relevantes e orientadas por dados. Sugerimos revisitar e acrescentar às informações que você está usando regularmente para ajudá-lo a manter sua posição estratégica alinhada com seu ambiente.

Também é recomendado realizar auditorias periódicas de posicionamento estratégico a fim de avaliar se suas estratégias de comunicação digital estão correspondendo à sua posição no mercado. Você respondeu às perguntas para determinar a proposta de valor única de sua marca?

  • O que exatamente representa sua organização?
  • Qual é o objetivo principal de sua organização, além dos objetivos comerciais?
  • Qual você acha que sua empresa é a que oferece mais valor?

Responda estas perguntas, assim como seu objetivo principal nos negócios que você usou para estabelecer sua posição estratégica. Efetivamente, será a lista dos elementos-chave de sua posição estratégica.

Então, escolha ilustrações aleatórias de comunicações B2C que poderiam incluir vídeos ou um post de blog ou um status no Facebook ou qualquer outro conteúdo que você forneça a seus clientes – e anote se a mensagem está de acordo com os elementos que você listou. Caso contrário, você terá que tomar medidas para aumentar a aderência à sua posição.

Qual é a vantagem de tomar uma posição de importância estratégica?

Se isto lhe parece confuso, você está certo, mas ficará conosco. Uma posição estratégica está entre as bases mais sólidas possíveis que você pode construir para o sucesso de seu negócio, seja on-line ou não. Aqui estão algumas das inúmeras razões:

  • Um posicionamento estratégico ajudará a alcançar a mesmice das atividades de sua marca e o tom de voz. Isto encorajará os clientes a terem confiança e a acreditarem na marca.
  • Sua posição no mercado pode ajudar a alinhar sua marca com uma oportunidade dentro do setor.
  • Isso cria um senso de missão compartilhada dentro da empresa.
  • Sua marca se destacará em relação a outras marcas.
  • Convidar os clientes a interagir em um nível íntimo. cria uma imagem de marca única.
  • Ajuda você a pensar cuidadosamente sobre a estratégia de sua marca

Qual é o posicionamento estratégico utilizado no marketing digital?

Já discutimos anteriormente as maneiras pelas quais os insights digitais obtidos com a atividade digital de uma empresa podem informar o processo de estabelecer seu posicionamento estratégico – agora vamos discutir como seu posicionamento estratégico pode ajudar a estratégia on-line da marca.

A maioria das pessoas que lêem este artigo está familiarizada com o conceito de clientes que passam por um funil de vendas. Um modelo bem conhecido deste funil tem clientes começando por olhar para itens ou serviços com uma idéia que eles vão comprar. Em seguida, eles passam a uma fase de curiosidade ativa, na qual procuram intencionalmente a melhor compra. Quando eles já quase se decidiram pela compra (ou seja, quando estão no ponto de checkout) e estão no ponto de compra. Após a conclusão da compra, o comprador entra em uma fase de fidelidade que se alimenta de uma versão diferente de navegação. E, espera-se, todo o processo se repita. Aqui está um diagrama que pode ajudá-lo a entender este funil para vendas:

Em cada etapa deste processo, podemos empregar diferentes maneiras de usar comunicações digitais (ou não digitais) para mostrar aspectos distintos da estratégia de uma marca e, em cada instância, o destaque de aspectos que provavelmente serão atraentes para o consumidor com base em seu lugar no funil de vendas.

Por exemplo, se você tiver um usuário no processo de navegação e quiser fornecer aos usuários um conteúdo que destaque suas ofertas em um formato em tamanho de mordida. Você pode usar informações da(s) primeira(s) sessão(ões) de navegação (isto é, que páginas de seu site foram visitadas quando visitaram seu site pela primeira vez?) para encontrar listas de produtos relevantes para fornecê-las através do redirecionamento. Se um usuário vai ao seu site e vê vários produtos para equipamentos de golfe, então você pode enviar-lhes artigos como “Nossos 25 Melhores Novos Tacos de Golfe em 2017”. O comportamento do usuário indicou que ele está procurando produtos para o golfe, e é possível ajudá-los a atingir seu objetivo com marketing direcionado. Este é o posicionamento estratégico digital em ação.

Então, o usuário pode entrar na fase de interesse ativo. Isto pode ser derivado de diversos estímulos comportamentais, tais como a repetição de certas páginas em seu site, longos períodos de tempo em seu site ou, talvez, produtos adicionados ao carrinho. Neste caso, você poderia considerar que sua empresa está construindo sua posição, convencendo o consumidor a comprar. Portanto, sua mensagem deve se concentrar em fortalecer a mensagem/posicionamento da marca com mais especificidade. A primeira mensagem que compartilhamos foi “Nossos 25 Melhores Novos Tacos de Golfe para 2017”, e agora podemos capitalizar a atenção do cliente, aumentando o apelo de sua mensagem dizendo “Rory McIlroy explica porque ele escolheu nosso ferro Callaway 16” ou algo parecido.

Há muitos métodos para chegar à última fase ativa das vendas, o ponto de compra. É neste ponto que o cliente está pronto e preparado para vender. Sugerimos o método simples de simplesmente reafirmar o posicionamento de sua marca através da publicidade no carrinho de compras. Para terminar a analogia da loja de golfe, você poderia usar o crachá de confiança que diz “Voted Britain’s #1 Golf Retailer 2017”. Quando a venda for concluída e a fase de fidelidade começar, você pode começar com uma experiência de navegação modificada usando uma mensagem personalizada e uma estratégia projetada para atrair clientes que retornam.

Quais canais de marketing digital são usados para transmitir uma posição estratégica?

O posicionamento estratégico de uma marca deve ser destacado em todos os canais de marketing digital que incluem marketing de conteúdo B2B através do YouTube ou de um blog para exibir redes ou publicidade em mídia social Retargeting para bens de consumo embalados. Os testes de A/B assim como a análise de dados devem ser tão completos quanto a capacidade de uma organização permite identificar quais canais estão sendo usados para atingir diferentes tipos de clientes em cada etapa que o funil de venda.

Com o advento da tecnologia digital se tornando mais comum na vida cotidiana e na jornada típica do cliente, a expressão de uma estratégia posicional através do marketing digital está se tornando mais essencial para a identidade de uma marca. A posição de uma marca no funil de venda on-line determina o que o consumidor pensa da marca.