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Inbound Marketing: descubra como funciona

Inbound Marketing: descubra como funciona

O que é Inbound Marketing?

Inbound marketing é uma estratégia de marketing que atrai visitantes e clientes potenciais para um site ou produto. Não se trata de empurrar uma marca ou produto para prospectos a fim de gerar leads ou clientes.

Marketing Digital refere-se à utilização de múltiplos canais de marketing, incluindo a otimização de mecanismos de busca (SEO) e mídia social, a fim de chamar a atenção das pessoas. Uma campanha de Inbound Marketing bem-sucedida visa aumentar o alcance, direcionar tráfego de qualidade, envolver e converter usando mídia ‘ganha’ e ‘própria’.

HubSpot , um fornecedor de software de marketing de entrada, cunhou o termo “inbound marketing” em 2006. A HubSpot define o Inbound Marketing como o ato de atrair, fechar e encantar clientes. O “método inbound” refere-se ao uso de diferentes tipos de conteúdo em diferentes estágios do ciclo de compra. Esta é a melhor maneira de estranhos se tornarem clientes e promotores de sua empresa.

Inbound Marketing: descubra como funciona

Inbound Marketing: descubra como funciona

Marketing Inbound vs. Marketing Outbound

O nome é a chave para entender as diferenças no marketing interno e externo. O Inbound Marketing está focado em atrair clientes potenciais para dentro, enquanto o Outbond Marketing está preocupado em impulsionar uma oferta comercial. O Outbound Marketing tem mais a ver com atrair a atenção. O Inbound Marketing, entretanto, envolve comprá-lo.

Inbound Marketing: Mídia Própria e Ganhada

O Inbound Marketing emprega tanto a mídia própria quanto a merecida para alcançar clientes potenciais de forma inovadora.

  • A mídia própria é o canal de mídia que uma empresa tem o controle. Seu website, blog e perfis de mídia social da marca, assim como páginas de destino de produtos, canal YouTube e canal YouTube são todos exemplos. Você decide o quê, quando e como quer que seja publicado.
  • A mídia ganha refere-se à cobertura que você recebe por seu trabalho árduo. Isto inclui a cobertura em revistas e jornais. Inclui cobertura jornalística, muitas vezes obtida através de RP digital. No entanto, as menções on-line também podem incluir menções à mídia social e ao uso de uma hashtag. A mídia ganha é menos sua responsabilidade, mas deve ser uma recompensa para você pelo trabalho árduo que foi feito em sua campanha de Inbound Marketing.

Outbound marketing: mídia paga

O Outbound Marketing, por outro lado, está freqüentemente associado à mídia paga. Isto poderia incluir publicidade tradicional offline, PPC ou publicidade display, assim como e-mails pagos.

A mídia paga inclui publicidade em mídias sociais, como publicidade no Facebook e tweets impulsionados.

Embora muitas vezes associado ao Outbound Marketing, vale notar que as campanhas de Inbound Marketing podem ser impulsionadas pela publicidade nas mídias sociais. Por exemplo, a publicidade no Facebook permite que você alcance seu público-alvo, independentemente de seu nicho de mercado.

O Inbound Marketing tem muitos benefícios

Atingir as pessoas certas no momento certo para gerar tráfego de qualidade

Sua estratégia de Inbound Marketing deve estar focada em atingir o público certo nos lugares certos para atrair os clientes que você deseja. Isto o ajudará a atingir seus objetivos de marketing digital. Esta é uma alternativa melhor para gastar dinheiro com o tráfego de pessoas que dificilmente se converterão.

Aumente a confiança

O Inbound Marketing consiste em fornecer aos clientes potenciais as informações de que necessitam – mesmo que não estejam em sua língua nativa – de uma maneira envolvente e criativa. Não se trata de gerar vendas indesejadas sempre que possível. O Inbound Marketing é uma forma de mostrar sua marca como um recurso confiável e útil. Eles estarão mais propensos a comprar de você quando esse momento chegar.

Evite confiar demais em um canal

Você pode reduzir sua confiança em apenas uma fonte de tráfego de qualidade, buscando tráfego de qualidade através de múltiplas fontes, tais como referências de mídias sociais e referências de outros sites que discutem seu trabalho.

Leve em conta

Medição

Tem sido difícil medir o ROI do Inbound Marketing. É importante ser claro desde o início.

Você pode não ser capaz de rastrear os leads gerados por sua campanha. Entretanto, você pode rastrear quantas pessoas baixaram seu recurso, o tempo médio que elas assistiram e quantos seguidores de mídia social você ganhou.

Seja claro e honesto sobre os objetivos de sua campanha ao planejar. Isto garantirá que todos tenham expectativas claras e tenham mais chances de atendê-las.

Estratégia de longo prazo

As campanhas de Inbound Marketing não são fáceis de implementar. Leva tempo para planejá-las, implementá-las e refiná-las. Isto pode ser demorado, pois pode ser necessário contratar criadores de conteúdo, designers e desenvolvedores, especialistas em divulgação, especialistas em marketing social, gerentes de campanha e outros membros da equipe para que isso comece a acontecer. Você pode ter certeza de que sua campanha continuará a trazer valor por muitos anos se você investir tempo e esforço na campanha certa e sempre verde.

Exemplos de Inbound Marketing

  • Centros de conteúdo que oferecem vídeos, blogs, estudos de caso e webinars, assim como white papers e outras informações sobre produtos.
  • Campanhas de marketing de mídia social e conteúdo gerado pelo usuário, tais como concursos de revisão ou de fotografia, incluem campanhas de marketing de mídia social.
  • Para aumentar as relações públicas digitais e promover oportunidades, são criadas peças de conteúdo online interativas em parceria entre empresas relacionadas.
  • Blog no site de sua empresa para criar conteúdo de qualidade para seu mercado-alvo

A análise e o refinamento são cruciais

O marketing de entrada tem tudo a ver com o acompanhamento de seu desempenho e a melhoria de sua abordagem. Os testes também são uma parte fundamental do marketing de entrada. Você precisa determinar quais mensagens, tipos e imagens funcionam melhor para seu público-alvo e certificar-se de implementá-las regularmente ou em sua próxima campanha.